Você sabe como especificar o equipamento de Ar condicionado corretamente?
top of page

Você sabe como especificar o equipamento de Ar condicionado corretamente?


Qual sistema de ar condicionado é o mais adequado para o meu empreendimento? Qual a capacidade necessária? Qual é a infraestrutura necessária para a implantação do sistema de ar condicionado? Será que estou pagando o preço justo?


Certamente você já se defrontou com uma ou todas as questões acima e verificou a necessidade da elaboração e a importância de um projeto para ar condicionado.


O alto valor de investimento e a diversidade dos sistemas de ar condicionado existentes no mercado são fatores que, hoje em dia, tornam necessária a contratação de um projeto.


Ao fazer a cotação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto definido e diretamente com empresas instaladoras, comumente o empresário recebe várias soluções para a mesma instalação, com custos bastante diferenciados, sem passar por uma análise criteriosa que possa indicar a alternativa que trará a melhor relação entre custo e benefício.


Ao contratar um projeto para climatização de ar, o empreendedor poderá contar com a assessoria de um especialista, sem interesse na venda de equipamentos ou componentes, quem, além de determinar a capacidade adequada para a instalação, buscará soluções que atendam às necessidades e os objetivos finais do empreendimento dentro da disponibilidade prevista para o investimento.


Cabe, portanto, ao projetista, prestar esclarecimentos quanto aos diversos tipos de sistemas existentes, às condições e necessidades básicas para a sua aplicação, estimativas de custo e as principais vantagens e desvantagens de cada sistema. Desta forma, a seleção do sistema a ser adotado, não ficará restrita apenas ao aspecto de investimento inicial, mas também levará em consideração a análise dos parâmetros de custo operacional, facilidades de manutenção, custo complementar e interferências sobre a edificação e demais instalações, além da qualidade ambiental que se deseje atingir.


Como já foi mencionado, a possibilidade de se identificar e solucionar previamente as interferências do projeto de ar condicionado com a edificação e demais instalações, é outro aspecto positivo da contratação de projeto. Deste modo, evitam-se transtornos, e economizam-se tempo e custos adicionais durante a fase de obra, sendo, portanto, vital para o planejamento global do empreendimento. O retrofit em instalações existentes também requer a elaboração de um projeto competente, que leve em consideração a atual condição de uso do prédio, buscando a racionalização do uso de energia


e estratégias de implantação da reforma minimizando os transtornos aos usuários da edificação.


Como Contratar Um Projeto?

Preliminarmente, deve-se nesta fase, definir quem está efetivamente qualificado para executar os serviços de projeto de ar condicionado e ventilação mecânica. Para tanto foram estabelecidos critérios para o credenciamento das empresas integrantes deste Departamento Nacional, com o objetivo de destacar a sua independência em relação aos fabricantes e instaladores, a experiência e o conhecimento de seu corpo técnico, e a sua constituição como empresa regularmente estabelecida.


A contratação de um projetista exclusivamente por concorrência de preços não é recomendável, pois além de ferir o código de ética profissional, tende a conduzir para a redução do escopo e da qualidade dos serviços prestados.


Outro assunto importante refere-se ao momento ideal para se contratar o projetista. A sua participação deve começar na concepção arquitetônica da edificação, atuando como integrante das equipes de projeto de estrutura, hidráulica, e elétrica dentre outras, resultando num projeto global efetivamente integrado, alcançando os objetivos de se minimizar eventuais interferências e otimizar o custo de implantação do sistema.


Ainda, como vantagem de se contratar o projeto no início do processo, existe o fato de se proporcionar um prazo adequado para que o profissional desenvolva seu trabalho mais detalhadamente, permitindo uma avaliação mais precisa sobre a aplicação dos diversos tipos de sistemas existentes, das novas técnicas, equipamentos, materiais e componentes disponíveis atualmente no mercado.



bottom of page