VocĂȘ sabe como especificar o equipamento de Ar condicionado corretamente?
- Integratte Engenharia
- 2 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Qual sistema de ar condicionado é o mais adequado para o meu empreendimento? Qual a capacidade necessåria? Qual é a infraestrutura necessåria para a implantação do sistema de ar condicionado? Serå que estou pagando o preço justo?
Certamente vocĂȘ jĂĄ se defrontou com uma ou todas as questĂ”es acima e verificou a necessidade da elaboração e a importĂąncia de um projeto para ar condicionado.
O alto valor de investimento e a diversidade dos sistemas de ar condicionado existentes no mercado são fatores que, hoje em dia, tornam necessåria a contratação de um projeto.
Ao fazer a cotação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto definido e diretamente com empresas instaladoras, comumente o empresĂĄrio recebe vĂĄrias soluçÔes para a mesma instalação, com custos bastante diferenciados, sem passar por uma anĂĄlise criteriosa que possa indicar a alternativa que trarĂĄ a melhor relação entre custo e benefĂcio.
Ao contratar um projeto para climatização de ar, o empreendedor poderå contar com a assessoria de um especialista, sem interesse na venda de equipamentos ou componentes, quem, além de determinar a capacidade adequada para a instalação, buscarå soluçÔes que atendam às necessidades e os objetivos finais do empreendimento dentro da disponibilidade prevista para o investimento.
Cabe, portanto, ao projetista, prestar esclarecimentos quanto aos diversos tipos de sistemas existentes, Ă s condiçÔes e necessidades bĂĄsicas para a sua aplicação, estimativas de custo e as principais vantagens e desvantagens de cada sistema. Desta forma, a seleção do sistema a ser adotado, nĂŁo ficarĂĄ restrita apenas ao aspecto de investimento inicial, mas tambĂ©m levarĂĄ em consideração a anĂĄlise dos parĂąmetros de custo operacional, facilidades de manutenção, custo complementar e interferĂȘncias sobre a edificação e demais instalaçÔes, alĂ©m da qualidade ambiental que se deseje atingir.

Como jĂĄ foi mencionado, a possibilidade de se identificar e solucionar previamente as interferĂȘncias do projeto de ar condicionado com a edificação e demais instalaçÔes, Ă© outro aspecto positivo da contratação de projeto. Deste modo, evitam-se transtornos, e economizam-se tempo e custos adicionais durante a fase de obra, sendo, portanto, vital para o planejamento global do empreendimento. O retrofit em instalaçÔes existentes tambĂ©m requer a elaboração de um projeto competente, que leve em consideração a atual condição de uso do prĂ©dio, buscando a racionalização do uso de energia
e estratégias de implantação da reforma minimizando os transtornos aos usuårios da edificação.
Como Contratar Um Projeto?
Preliminarmente, deve-se nesta fase, definir quem estĂĄ efetivamente qualificado para executar os serviços de projeto de ar condicionado e ventilação mecĂąnica. Para tanto foram estabelecidos critĂ©rios para o credenciamento das empresas integrantes deste Departamento Nacional, com o objetivo de destacar a sua independĂȘncia em relação aos fabricantes e instaladores, a experiĂȘncia e o conhecimento de seu corpo tĂ©cnico, e a sua constituição como empresa regularmente estabelecida.
A contratação de um projetista exclusivamente por concorrĂȘncia de preços nĂŁo Ă© recomendĂĄvel, pois alĂ©m de ferir o cĂłdigo de Ă©tica profissional, tende a conduzir para a redução do escopo e da qualidade dos serviços prestados.
Outro assunto importante refere-se ao momento ideal para se contratar o projetista. A sua participação deve começar na concepção arquitetĂŽnica da edificação, atuando como integrante das equipes de projeto de estrutura, hidrĂĄulica, e elĂ©trica dentre outras, resultando num projeto global efetivamente integrado, alcançando os objetivos de se minimizar eventuais interferĂȘncias e otimizar o custo de implantação do sistema.
Ainda, como vantagem de se contratar o projeto no inĂcio do processo, existe o fato de se proporcionar um prazo adequado para que o profissional desenvolva seu trabalho mais detalhadamente, permitindo uma avaliação mais precisa sobre a aplicação dos diversos tipos de sistemas existentes, das novas tĂ©cnicas, equipamentos, materiais e componentes disponĂveis atualmente no mercado.

