Metodologia BIM | São Paulo | Integratte Engenharia

 O Building Information Modeling (BIM), em português Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções.

Diferente do desenho usual em 2D - uma mera representação planificada do que será construído -, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

 

Numa comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes.

Projetos de Instalações Elétricas, hidráulcias, ar condicionado, gases medicinais, arquitetura e estrutura, bombeiros, incêndio.

 O QUE É O BIM?

 

O projeto ideal realizado em BIM deve agregar todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, fornecendo informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais.

 

Em um software que aplique o conceito, vários profissionais podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo utilizando o mesmo arquivo, adicionando os dados que competem à sua especialidade e vendo as atualizações no modelo em tempo real.

 

Não se trata de facilitar apenas dados como dimensões de paredes, localização de canos hidráulicos e tubos de gás, mas também informações relacionadas a tipos e quantidade de insumos e mão de obra utilizados, por exemplo.

 

Isso quer dizer que, ao se modelar uma parede usando o BIM, é possível especificar parâmetros não apenas de espessura, comprimento e altura, mas também, por exemplo, o material com o qual será feita a parede, fabricantes de materiais, custos, propriedades térmicas e acústicas, custos envolvidos, dentre outras possibilidades.

Av. Paulista, 1.765  -  7º andar  -  cj 72  -  Bela Vista  | Tel: 11 3075-2798 | 

© 2017 Integratte Engenharia

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social