Quer saber como economizar até 40% do valor total da obra?
top of page

Quer saber como economizar até 40% do valor total da obra?


Você sabe qual a diferença, entre uma obra residencial e um prédio de 20 andares? Ou melhor, as duas são muito diferentes?


Saiba que não. Toda obra bem-sucedida começa da mesma forma, com um bom projeto.

Pesquisas apontam que um bom projeto, garante um retorno maior que 300% do valor investido, por conta da economia que se tem na obra, seja no material, quanto com a mão de obra.


Mas para compreender, é preciso saber o que fazem as pessoas bem-sucedidas, conheça os 03 principais pensamentos que é preciso para ter sucesso?


[if !supportLists]

1. Ter uma visão muito clara do seu objetivo, de onde se deseja chegar, porque quem sabe não sabe para onde vai, qualquer lugar serve;


2. Entenda o seu terreno, saiba qual é o seu objetivo, e não suponha, busque saber quais foram os caminhos que outros, com objetivos similares tiveram sucesso, porque isso é o seu "combustível" para a sua realização


3. Acreditar que terá sucesso, entre de "cabeça" e ter grandes objetivos, ai então você ficara grande, e irá alcançar grandes objetivos.


Isso é a coisa mais importante, porque não se alcança grandes objetivos por acidente.


Todo o processo para ser bem-sucedido, começa com muita disciplina, organização e planejamento, ou seja, criar o habito de fazer um projetor para todos os objetivos que se espera alcançar com eficiência e objetividade.


Você sabe o que é um projeto, e para que ele serve?

Projeto: substantivo masculino

1. desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano.

"fazia projetos para sua aposentadoria"


2. descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.


3. É uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”.


“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado especifico”



“RESUMINDO, PROJETO É O ATO DE PLANEJAR ALGO QUE SE DESEJA ALCANÇAR, DE FORMA ORGANIZADA E EFICIENTE".


Vamos dar alguns exemplos de como um projeto bem feito, pode nos ajudar a termos sucesso em nossos objetivos.


Pense em sua próxima viagem de férias, como você acha que terá mais chances de ter sucesso com o objetivo desejado?

1) Você vai até a rodoviária ou aeroporto e comprar a primeira passagem para os lugares mais desejados no período;


2) Procura uma agencia de viagem, pede um pacote de férias, e escolhe rapidamente a que lhe parece mais atraente;


3) Faz uma reflexão das viagens anteriores, faz uma lista dos pontos positivos e negativos, faz uma comparação da condição atual e da anterior, faz uma pesquisa para saber em quais lugares você se sentira melhor, e só depois, já com uma boa "bagagem" de conhecimento, procura uma agencia de viagem, e em parceria com o profissional da área, escolhe a melhor opção para as suas necessidades.


Mesmo que você nunca tenha feito uma viagem, dos 03 exemplos apresentados, qual dentre eles você acredita que o objetivo será mais facilmente alcançado, sem imprevistos e com controle de total do orçamento da viagem?


Agora quando você vai comprar ou trocar de carro, qual das opções abaixo você acha que terá mais sucesso?


1) Vai até a primeira concessionaria que encontrar, e compra o primeiro carro que o vendedor te apresenta;


2) Procura a agencia da montadora de sua preferência, e escolhe um carro que o valor você consiga pagar?


3) Mais uma vez, você faz uma análise da real necessidade do carro, (pessoal, profissional, família...), pesquisa as opções disponíveis no mercado, faz uma comparação dos custos que terá entre as opções de seguro, manutenção, consumo etc, e só depois vai a uma concessionária e apresenta seu objetivo ao vendedor.


Mesmo que você nunca tenha comprado um carro com umas das opções acima, qual dentre elas, você acredita que o objetivo será mais facilmente alcançado, sem imprevistos e com controle de total do orçamento? Bem, acho que ficou óbvio para todos não?


É claro que em um primeiro momento, a melhor opção parece ser sempre a mais demorada, a mais complicada e difícil de ser realizada, pois muitos tem o ímpeto de sair fazendo, e quando surgem os imprevistos, são obrigados em muitas vezes gastarem mais para "remediarem" os transtornos causados pela falta de planejamento.

Mas esta sensação é apenas no começo, até se adquirir o habito do planejamento, depois fica automático e você terá prazer em realizar os seus projetos, pois no final, a garantia de sucesso é de 100%, tudo depende de como você encara as dificuldades para realizar seus objetivos, Como custo ou como as pessoas de sucesso fazem: Compreendem o investimento que estão fazendo.


Você sabe qual a diferença entre custo e investimento?

Em sua opinião, qual dos exemplos abaixo é investimento e qual é o custo?

  • Valor para conta de energia para sua residência;

  • Valor para combustível, ou passagem de transporte coletivo para se deslocar dentro da sua cidade;

  • Valor mensal de supermercado e feira;

  • Valor destinado a educação e formação;

  • Valor para contratar mão de obra e materiais para reforma de uma casa,

  • Valor para desenvolvimento de projeto para reforma da de uma casa.

  • Valor para a manutenção do carro;

Na verdade, a diferença entre Custo x Investimento, está diretamente ligada em qual é o seu objetivo, quanto melhor for a sua organização, maior são as suas chances de transformar os seus custos em investimentos.

O importante é ter em mente que investimento, é o valor na qual se espera obter um retorno, a curto, médio ou longo prazo.


A melhor forma de conseguir transformar os seus custos em investimentos, é fazer um planejamento antes de sair fazendo, assim você consegue analisar, qual o melhor custo beneficio e terá condições e prever o tempo de investimento para se alcançar o seu objetivo.


E mais uma vez, demostramos que a melhor forma para conseguir um planejamento mais alinhado, é a realização de um projeto.


Agora que você já sabe o que pessoas bem-sucedidas fazem para obter sucesso, em tudo que fazem, acho que você já sabe a resposta para a pergunta que fizemos no titilo do artigo, correto ?

Como economizar até 40% do valor total da obra?

Seguindo o padrão dos exemplos de projetos para viagem e compra de veículo, qual das opções abaixo você considera que terá mais chances de realizar um obra bem-sucedida, com ótimo desempenho e melhor custo;


[if !supportLists]1) Ir na loja de matérias de construção, e começar a compara cimento, areia, canos de hidráulica, fios elétricos e começar você mesmo a fazer sua obra,


[if !supportLists]2) Procurar um empreiteiro, e solicitar que o mesmo faça sua obra, com profissionais especializados;


[if !supportLists]3) Fazer uma reflexão sobre que tipo de obra, a necessidade da mesma, pesquisar quais os melhores materiais e suas aplicações, e com isso, procurar por um profissional da área de projetos, que mais se mostre preocupado com as suas necessidades, e juntos encontrarem as melhores soluções para a sua obra;


Mais uma vez, a escolha certa parece óbvia não? Mas infelizmente no brasil os índices de obras realizadas sem projeto chegam 80%, contemplando as obras realizadas diretamente e com empreiteiros ou com profissionais de projetos despreparados para oferecer a melhor solução com o menor custo.


Muitas vezes por falta de conhecimento sobre o que é um projeto, muitas pessoas são induzidas a realizarem suas obras sem um projeto, ou apenas com um esboço, pois uma pratica muito comum no mercado, são profissionais da área de execução como empreiteiros ou instaladores, oferecerem gratuitamente o projeto, mas esta e uma prática antiética, pois dificilmente estes profissionais iram apresentar um projeto que atenda a todas as suas expectativas, e assim, denigrem a imagem do projeto, uma ferramenta tão importante para a execução de obra.


Visite nosso site, e conheça os produtos e serviços que a Integratte Engenharia pode fazer pela sua OBRA.

bottom of page