Como instalar um sistema de energia solar.
top of page

Como instalar um sistema de energia solar.


Instalar energia solar é mais fácil do que parece, porém é necessário que a instalação seja feita por uma equipe qualificada. Veja nesta página o passo a passo para instalar energia solar.


Devido ao constante aumento da conta de luz derivado do uso interrupto das termoelétricas caras e extremamente poluentes, instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para o seu bolso e para o meio-ambiente. Instalar energia solar em uma residência ou empresa já é acessível à maioria das pessoas que pagam uma conta de luz alta e é muito mais fácil e rápido do que você imagina. Nesta página vamos explicar como montar um sistema de energia solar detalhando como instalar o painel solar.


Passo a Passo de Como Instalar Energia Solar

O primeiro passo para instalar energia solar na sua casa ou empresa é analisar a sua conta de Luz e o seu consumo. Procure na sua conta de luz o seu consumo mensal em kWh. É com base neste número que você vai poder calcular o “tamanho” do seu sistema de energia solar. Veja abaixo dois exemplos de onde encontrar o seu consumo mensal em kWh na sua conta de Luz.


Exemplo 1: O consumo mensal desta conta de luz da ENERGISA é de 366kWh por mês. [if !supportLineBreakNewLine]

Exemplo 2: Consumo mensal desta conta de luz da light é de 316kWh por mês. [endif]

Observações:

1 - Para calcular com precisão quanto custa instalar energia solar você deve utilizar o consumo médio mensal de energia, ou seja, a média dos últimos 12 meses. 2 - O custo benefício da energia solar nas duas cidades já é muito bom e realmente compensa fazer a instalação de placas de energia solar em sua residência ou empresa.


Como Instalar Energia Solar Passo 2: Simulando o custo da instalação de energia solar

Com base no seu consumo mensal de energia mostrado em sua conta de luz, você vai poder simular o custo de instalação de energia solar em sua casa ou empresa. Isto é muito simples e tudo o que você precisa fazer é entrar em contato por um de nossos canais de atendimento, e enviaremos uma simulação de instalação. Com apenas o seu consumo e a sua cidade é possível calcular o custo médio de instalação de energia solar, bem como a quantidade de painéis fotovoltaicos, a geração anual de energia solar, a área necessária para a instalação dos painéis solares, e o peso médio por m² de placa solar instalada.


Como Instalar Energia Solar Passo 3: Orçamento e Projeto de Instalação do Painel Solar

Estamos no passo 3, agora você já sabe o seu consumo de energia mensal em kWh e o custo aproximado de instalação de energia solar na sua casa ou empresa.


O próximo passo é encontrar empresas de energia solar qualificadas para que você possa comparar e escolher a opção que atende melhor a sua necessidade.


Como Instalar Energia Solar Passo 4 – A Instalação do Sistema de Energia Solar

Você não deve tentar instalar os seus painéis solares sozinho.

A não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não recomendamos você a tentar fazer a instalação sozinho. São duas as razões pelas quais não recomendamos você instalar os seus painéis solares:


1) É perigoso e você pode se machucar se não fizer corretamente.


2) Para você conectar o seu sistema na sua casa ou empresa você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação para você.

Você deve contratar uma empresa profissional e especializada em instalações de painéis solares para instalar o seu sistema fotovoltaico. O Procedimento padrão é:
  1. Fazer a visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento,

  2. Fazer o projeto da instalação da placa solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede,

  3. Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado,

  4. Homologar a instalação das placas solares junto a distribuidora

  5. Pronto, você está produzindo a sua própria energia renovável com a luz do Sol e não precisa se preocupar nunca mais com os aumentos da conta de Luz

Equipamentos necessários para Instalar energia Solar

O kit de energia solar é composto, principalmente, pelos seguintes equipamentos: Placa Solar, Inversor Solar, Estrutura de Fixação das placas solares, cabeamentos e conectores específicos, outros materiais elétricos como disjuntores etc.

Como é instalado o sistema de energia solar
O passo a passo abaixo, demonstra de uma maneira simplificada como instalar o painel solar:

1: Preparando o local de instalação das placas solares – Com base no layout desenhado para o sistema, a equipe de instalação, sobe no telhado da sua casa ou empresa e desenha onde será alocado cada painel solar.

2: Instalando os “suportes” dos painéis solares – Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares certos, de acordo com o layout, e os “suportes” são aparafusados nestes pontos provendo a base da fixação do sistema. Em telhados de metais, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica provendo segurança e proteção contra infiltrações.

3: A instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão

fixados – As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e prover um local perfeito para prender os painéis solares.


4: Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos – Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos.
5: Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa – Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.

Manutenção do sistema de energia solar
A manutenção do sistema de energia solar é mínima e de baixo custo, porém deve ser feita. A manutenção consiste basicamente em limpar as placas solares a cada ano, ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia. Esta limpeza é simples e feita da mesma forma que você limpa uma janela, ou seja, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água que a placa estará limpa de qualquer sujeira. A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo de inversor que você usar será necessário substituir uma ou outra parte dele depois de 5-10 anos. No geral, a manutenção de um sistema de energia solar é muito baixa e barata. Ou seja, o impacto da manutenção no custo da energia é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema.

bottom of page