Os principais problemas no planejamento de obras !
top of page

Os principais problemas no planejamento de obras !


Em muitas obras por falta de acompanhamento da equipe que gerenciou o projeto, as equipes residentes, enfrentam dificuldades para realização da gestão da mesma por falta de informação.


Vejamos alguns problemas e dificuldades encontrados por eles:



Variação da capacidade produtiva

O maior índice da variação da capacidade produtiva em uma obra, esta totalmente ligada ao fator humano, ou seja, os próprios operários. No brasil além da dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada, por serem seres humanos podem sofre problemas de saúde, ou outros tipos de imprevistos que irão afetar diretamente o cronograma da obra.


Falta de conhecimento das ferramentas de planejamento

No mercado existem muitos profissionais, que somam em suas atribuições a responsabilidade de tomares decisões rápidas, sem a experiência em planejamento, orientando suas ordens apenas em sua experiência de campo, com isso não conseguem desenvolver um planejamento adequado. Esta realidade no brasil esta ligada a falta de formação de profissionais com conhecimentos de ferramentas e técnicas de planejamento


Equipes de obra muito enxutas

Com o atual cenário da construção civil do pais, a competitividade aumentou muito, e com isso, esta difícil para a gerencia da obra, encontrarem tempo para o correto planejamento da fase de execução, principalmente durante a construção do empreendimento, quando ocorre maior fluxo de trabalho e a deficiência no planejamento só faz com que os problemas se agravem. Dessa forma, recomenda-se que no mínimo um funcionário ou especialista que apresente tempo livre de dedicação dessa atividade.


Alta Rotatividade de Mão-de-obra

Há uma grande rotatividade de profissionais de todos os níveis hierárquicos no canteiro de obra, o que pode gerar retrabalho e perda do histórico de informações que podem afetar no planejamento futuro, por isso é muito importante que exista no canteiro não apenas o diário de obras, mas também o diário de projeto, onde os todos os profissionais terão acesso a todos os fatores que levaram a escolha de cada solução técnica, evitando assim perda de tempo procurando entender o projeto e a fase em que a obra se encontra.


Falta de engajamento do Mestre e Encarregados

Outro grande obstáculo encontrada nas obras, e a falta de engajamento dos profissionais com o projeto, isso ocorre por falta de atenção dos profissionais de projetos, que em sua maioria encerram o processo na entrega do projeto executivo. É muito importante que aja uma integração entre o projetista e a equipe de execução, tanto no momento da contratação para esclarecimentos do escopo, quanto para acompanhamento e orientações durante a fase de construção, assim os encarregados possuíram informações sobre as dificuldades que a obra está enfrentando e, assim, modificar metas determinadas no cronograma, sempre amparado pelo projetista.


Outra dificuldade encontrada pela falta de acompanhamento dos projetistas na obra, está interligado ao fato do engenheiro de planejamento não trabalhar com índices de produtividade determinados pelo TCPO, de forma que pode subestimar ou superestimar a capacidade da mão de obra. Além disso, o mesmo não faz o planejamento de todos os recursos, por exemplo, as máquinas e matérias primas. Assim, poderá estar previsto para o mesmo dia ou semana, uma atividade que utiliza o mesmo recurso ou o recurso pode não estar disponível no almoxarifado.

Estabelecimento de metas de produção fora da realidade

Há uma dificuldade de se estabelecer metas mais realistas com a capacidade da produção, na medida que não se obtêm um projeto 100% integrado, e conhecimento da capacidade real dos funcionários. Na obra em questão, se utiliza prêmio de produção, o operário que atingir a meta, recebe horas prêmio. Observou-se que a meta estava além da capacidade dos operários, assim para não desmotivá-los a meta será reduzida levando em consideração a produtividade real dos mesmos


Descompasso com a equipe de planejamento do escritório central

O planejamento e controle do escritório central desconhece a realidade da obra e, dessa forma, não consegue trabalhar junto para ter um planejamento da obra mais eficiente. A equipe de planejamento do escritório central passa apenas a fazer o controle de produção semanal, uma maneira proativa de resolver este impa-se e solicitando o acompanhamento do projetista na obra e no escritório central.


Esses são alguns dos problemas. Nos próximos posts sobre planejamento de obras vamos abordar vários assuntos relacionados.


Visite nosso site, e conheça os produtos e serviços que a Integratte Engenharia pode fazer pela sua OBRA.


bottom of page